Outros textos
A força do Espiritismo tem duas causas preponderantes: a primeira é tornar felizes os que o conhecem, o compreendem e o praticam. Ora, como há pessoas infelizes, ele recruta um exército inumerável entre os que sofrem. Querem lhe tirar esse elemento de propagaçao? Que tornem os homen... Continuar »
Houve muitas especulações sobre a questao: Por que Hippolyte Léon Denizard Rivail e Amélie Boudet nao tiveram filhos? Até mesmo a afirmaçao de que teriam realizado um pacto de abstinencia. Os documentos originais encontrados recentemente lançaram luz sobre essa questao. ... Continuar »
Com o título supra, Márcia Kempf, bacharel em letras, com especialidade em traduçao, assina o artigo, publicado em outubro de 2016, pela Revista Cultura Espírita [ano VIII, nº 91] e que optamos por apresentar aos nossos leitores, neste ano em que comemoramos os 160 anos de publica&cce... Continuar »
Caros irmaos espíritas, venho mostrar-vos a rota, fazer-vos ver o objetivo. Possam minhas palavras, por mais fracas que sejam, permitir que compreendais a sua grandeza! Mas outros virao depois de mim, que vo-la mostrarao também, e cuja voz, mais poderosa que a minha, terá para as nações o ... Continuar »
Há uma coisa ainda mais prejudicial ao Espiritismo do que os ataques apaixonados de seus inimigos: é o que publicam, em seu nome, seus pretensos adeptos. Certas publicações sao realmente  lamentáveis, porque nao podem dar do Espiritismo senao uma ideia falsa e expô-la ao ridículo. ... Continuar »
No mes de janeiro de 2008 comemoramos o Sesquicentenário da Revue Spirite, de Allan Kardec, isto é, os 150 anos do lançamento dessa Obra monumental, em 12 brilhantes volumes, que complementam o excelente Pentateuco Kardequiano.   A Revista Espírita esteve sob a segura dire&c... Continuar »
Discurso de Allan Kardec em 14.10.1861, em Bordeaux Senhoras e senhores, Foi com felicidade que atendi ao vosso apelo e a escolha simpática com que me recebeis é uma dessas satisfações morais que deixam no coraçao uma impressao profunda e inapagável. Se me sinto feliz com es... Continuar »
Discurso do Sr. Allan Kardec Senhoras e Senhores, todos vós, meus caros e bons irmaos em Espiritismo. Se há circunstâncias em que se possa lamentar a insuficiencia de nossa pobre linguagem humana, é quando se trata de exprimir certos sentimentos. E tal é, no momento, a nossa posiç... Continuar »
O Espiritismo é uma ciencia positiva Certo eu teria o direito de orgulhar-me com o acolhimento, que me é feito, nos diversos centros que visito, se nao soubesse que esses testemunhos se dirigem muito menos ao homem do que à doutrina, da qual sou humilde representante, e devem ser consid... Continuar »
(...) Do mesmo modo que ninguém pode impedir a queda daquilo que, pelas leis divinas, deve cair,  - homens, povos ou coisas  –  ninguém pode travar a marcha daquilo que tem de avançar. Se o Espiritismo fosse uma simples teoria, um sistema, poderia ser combatido por out... Continuar »
A ediçao de junho do caderno JB Ecológico, encarte especial do Jornal do Brasil, homenageou a personalidade de Allan Kardec, traçando a relaçao de sua obra com o pensamento ecológico moderno. O texto, de autoria de Luciano Lopes e intitulado A ecologia espiritual de Allan Kar... Continuar »
Parte I Em fevereiro de 1828, um periódico frances chamado Journal des Débats Politiques et Littéraires trouxe inusitado título de matéria: Institution de M. Rivail. O jornalista relata que o tal educador Rivail, como aluno de Pestalozzi e autor de um tratado de aritmética, método adot... Continuar »
Consta no Annuaire général du commerce, edições de 1851, 52 e 53, o sobrenome Rivail como homme de lettres (homem de letras), cujo endereço profissional aponta nesta época para boulevard Saint-Martin, 18 - exatamente o Théâtre de La Porte Saint-Martin - outro possível local de traba... Continuar »
Em 1860, foi publicada a segunda ediçao de O Livro dos Espíritos, "inteiramente refundida e consideravelmente aumentada", conforme anuncia sua página de rosto. Contém, como se sabe, 1019 itens, distribuídos em quatro partes, enquanto que a anterior, de 1857, tinha apenas 501, em ... Continuar »
Charles Kempf   Este artigo resume as informações – obtidas em arquivos públicos da França – sobre as origens dos pais daquele que se tornaria Allan Kardec, assim como o panorama histórico no qual eles viveram até seu nascimento, em 1804. Casament... Continuar »
Meus caros irmaos e amigos espíritas de Lyon. Apresso-me em vos dizer quanto sou sensível ao novo testemunho de simpatia que me acabais de dar, com o amável e grato convite para vos visitar este ano. Aceito-o com prazer, porque, para mim, é sempre uma felicidade encontrar-me em vosso meio. (..... Continuar »
Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - Agosto/2007 Uma das mais famosas imagens de Allan Kardec pode nao retratar o Codificador do Espiritismo. O desenho que mostraria Kardec aos 25 anos de idade provavelmente é um auto-retrato do pintor frances Raymond Auguste Quinsac Monvoisin (... Continuar »
O Professor Rivail também foi tradutor   Uma preciosa informaçao, ainda pouco conhecida, é a de que o Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail - que a partir de 18 de Abril de 1857 adotaria o pseudônimo de Allan Kardec -, além de pedagogo emérito foi também tradutor de obras... Continuar »
Após uma noite de reflexões, quando foi visitado pelo Espírito de Verdade, que lhe comandava o trabalho missionário, despertou eufórico e recompensado interiormente. Pela manha, entre 10h e 11h, após atender a um jovem que veio adquirir um exemplar da Revista Espírita, sentiu-se enlev... Continuar »
O que temos, em termos de registros brasileiros, a respeito de Amélie Gabrielle Boudet é muito pouco.  Pouco sabemos, inclusive, de sua aparencia, porque nao temos senao retratos que a mostram idosa, após a morte do esposo amado. Ao nos darmos conta da vida do ilustre Codificador, de sua ... Continuar »

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014