Jorge Godinho Barreto Nery

Nascido em Alagoinhas (Bahia), possui larga experiência administrativa no Brasil e Exterior, com 48 anos de serviços na Força Aérea Brasileira, tendo sido conselheiro militar da representação do Brasil junto à Conferência do Desarmamento Mundial da ONU.

Ao longo da carreira, ocupou cargos como a chefia da Secretaria de Conselho e Comissões do Gabinete do Ministro; foi delegado do Brasil na Junta Interamericana de Defesa; chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e do Estado-Maior da Aeronáutica; presidente do Conselho de Administração da INFRAERO; secretário-Executivo do Conselho de Aviação Civil (CONAC) e assessor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa.

Tenente Brigadeiro do Ar, é praça desde 1º de março de 1966. Pós-Graduado em Análise Organizacional pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui quatro mil horas de voo e os cursos operacionais de Piloto de Caça, Líder de Esquadrilha, Líder de Grupo e Piloto de Transporte.

De família espírita, sempre teve em mente o objetivo da caminhada tendo o Evangelho como roteiro. Na década de 1970, foi presidente do Centro Espírita Discípulos de Léon Denis, no Rio de Janeiro. É expositor e monitor espírita desde 1983, divulgando o Espiritismo em diversos países.

Contribui, há mais de três décadas, com a Federação Espírita Brasileira – FEB. Membro do Conselho Superior da Instituição e Presidente eleito em 21 de março de 2015.

Participou do Movimento Espírita nos Estados Unidos, nos anos de 1998 a 2000, em Washington e Baltimore. Colaborou com a União dos Centros de Estudos Espíritas da Suíça, no processo de Unificação do Movimento Espírita daquele país, que culminou com a assinatura do Pacto de Unificação pelas Instituições Espíritas da Suíça, em 2012.

 Veio ao Paraná ofertar a sua palavra, por primeira vez, em 14 de março de 2017, participando, em Cornélio Procópio, como conferencista da 19ª Conferência Estadual Espírita do Interior, retornando, desde então, anualmente, para abrilhantar a Conferência Estadual Espírita.


Em 15.1.2024.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014