Expoentes da Codificação
Afonso Maria Antônio Joao Cosme Damiao Miguel Gaspar de Liguori nasceu na casa de fazenda do seu pai em Marinella, perto de Nápoles, numa terça-feira, 27 de setembro de 1696. Era de família antiga e nobre. Seu pai, Dom José de Liguori, foi um oficial naval e Capitao Real de Galés. ... Continuar »
Ele foi chamado por Mirabeau, o líder revolucionário frances, como o filósofo que mais fez para estender os direitos do homem sobre toda a Terra. Foi impressor e autor, filósofo e homem de Estado, cientista e inventor. Em suma, foi um dos homens mais importantes que o continente americano... Continuar »
Os dias eram assustadores. Os chamados bárbaros, povos do Norte, estao chegando às portas de Roma. Em Núrsia (Itália Central), cada viajante que chega com notícias é recebido com alvoroço. O povo se comprime para ouvir as novas, cada vez mais alarmantes. Corre o ano de 480. Sob e... Continuar »
Certo dia, um menino de 10 anos bateu com uma colher num prato e escutou atentamente o som, que continuou a vibrar por algum tempo, parando, no entanto, quando o pequeno pôs a mao sobre o prato. Com certeza, em muitos lugares do mundo, outros tantos garotos terao feito o mesmo e observado... Continuar »
Christian Friedrich Samuel Hahnemann nasceu em 10 de abril de 1755, em Meissen, na Saxônia. Seus pais lhe deram o nome de Christian, seguidor de Cristo; Friedrich, protegido do rei; Samuel, Deus me escutou, em sinal de reconhecimento a Deus. Seu pai era pintor de porcelana e ele mesmo foi pre... Continuar »
Nasceu Delphine Gay em Aix-La-Chapelle em 26 de janeiro de 1804, o mesmo ano do Codificador, e desencarnou na capital francesa em 29 de junho de 1855. Foi poetisa que frequentou os salões de Mme. Récamier. Casou-se com Émile de Girardin, jornalista e político frances, passando entao a... Continuar »
Sua mensagem se encontra inserida no item 8, do capítulo XVIII, da quinta obra da Codificaçao, sob o item Sinais dos tempos. Nela se reconhece o físico e astrônomo que foi Dominique François Jean Arago, também matemático. De família de profundas convicções republicanas, se... Continuar »
Arthur Conan Doyle a ele se referiu como a maior e mais alta inteligencia humana. Em verdade, Emanuel von Swedenborg, nascido em Estocolmo a 29 de janeiro de 1688, filho de um bispo da Igreja luterana sueca, viveu na austera atmosfera evangélica alguns anos de sua vida. Foi profundo estudioso da ... Continuar »
Emmanuel, exatamente assim, com dois m, se encontra grafado o nome do Espírito, no original frances L’Évangile Selon le Spiritisme, em mensagem datada de Paris, em 1861, e inserida no cap. XI, item 11, da citada obra, intitulada O egoísmo. O nome ficou mais conhecido, entre o... Continuar »
Com o respeitável nome de Erasto, cujas comunicações traziam sempre o cunho incontestável de profundeza e lógica, como disse o próprio Codificador, encontramos duas personalidades, em momentos diferentes da História da Humanidade. A primeira, afirmativa do próprio Codificador, é de... Continuar »
Nascido em uma família burguesa, em 19 de junho de 1782, em Saint-Malo, na França, foi brilhante escritor, tornando-se uma figura influente e controversa na História da Igreja francesa. Com seu irmao Jean, concebeu a ideia de reviver o Catolicismo Romano como uma chave para a regen... Continuar »
Este é o nome literário de François de Salignac de la Mothe, prelado e escritor frances que nasceu no Castelo de Fénelon, em Périgord, em 6 de agosto de 1651. Ordenou-se sacerdote em 1675 e passou a dirigir uma instituiçao que tinha por objetivo reeducar as jovens protestantes ... Continuar »
  O dia 7 de abril de 1506 assinala a data do nascimento de Francisco de Jassu y Javier, no Castelo dos Javier, perto de Pamplona, na Espanha. Aos 19 anos foi a Paris para estudar, ali permanecendo até seus 28 anos. Com Inácio de Loyola e mais cinco seguidores, fez o voto de caridade... Continuar »
Eu pressentira, mau grado a prejuízos de infância e de educaçao, mau grado ao culto da lembrança, a época atual. Sou feliz por isso (...), é como se expressa Chateaubriand na mensagem, inserida em O Livro dos Médiuns, 2ª parte, cap. XXXI, item II. Com certeza, estaria a pens... Continuar »
Pelas belas noites estreladas e sem luar, toda gente há contemplado essa faixa esbranquiçada que atravessa o céu de uma extremidade a outra e que os antigos cognominaram de Via-Láctea, por motivo da sua aparencia leitosa. (...) É desta forma poética que inicia o item 32 do capí... Continuar »
Seu nome em alemao era Heinrich Heine. Assina a mensagem inserida em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no item 3 do capítulo XX, intitulada Os últimos serao os primeiros. Nasceu em Düsseldorf em 13 de dezembro de 1797, de família judaica. Seu destino era o comércio e por isso foi encaminhad... Continuar »
Em junho de 1853, quando as mesas girantes e falantes agitavam os salões da Europa, depois de terem assombrado a América, em missiva à Mme. Swetchine, datada de Flavigny, ele escreveu: Vistes girar e ouvistes falar das mesas? Desdenhei ve-las girar, como uma coisa muito simples, mas ouvi e... Continuar »
Sacerdote católico, nasceu em Hyères em 24 de junho de 1663.  Inicialmente foi encaminhado para a área do Direito, revelando-se, contudo, sua vocaçao para o sacerdócio. Ordenou-se padre e, como excelente orador, ensinou retórica em colégios do Sul da França.  ... Continuar »
Seu nome é lembrado toda vez que ocorrem estudos biográficos do Codificador. Jean Henri Pestalozzi, o educador atento e homem íntegro, assimilou o pensamento de Rousseau, a partir do contato que teve com a sua obra capital: Émile ou De l’Éducation. E foi por intermédio de Yverdun e ... Continuar »
A França era um país curvado ao poderio ingles. Nao era propriamente um país como hoje é conhecido. Constituía-se de vários feudos. E foi numa aldeia ignorada até entao que, em 1412, nasceu uma criança que se tornaria célebre e célebre faria Domremy. Filha de pobres ... Continuar »
Da família Zebedeu, ou Zabdias, de um pescador bem-sucedido e empresário de vários barcos4, foram escolhidos por Jesus dois Apóstolos: Tiago Maior e Joao. A cidade era a pequena Betsaida. Segundo Ernest Renan, eles estavam imbuídos de energia e paixao. Jesus os havia apelidado, com gra&ccedi... Continuar »
Joao Maria Vianney nasceu em 8 de maio de 1786 em Dardilly, aldeia a dez quilômetros ao Norte de Lyon. Foi o quarto, entre os sete filhos do casal Mateus e Maria Vianney. Desde os 4 anos, ele gostava de frequentar a Igreja. Quando isso se tornou impossível, pelas perseguições que o Es... Continuar »
Lázaro é a forma grega da abreviaçao hebraica lazar – Eleazar, significa Deus ajuda, e Joao o cita em seu Evangelho, nos capítulos 11 e 12.  Lázaro é apresentado como irmao de Marta e Maria, residentes todos em Betânia, distante cerca de uma hora de Jerusalém. Era uma aldei... Continuar »
O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que a vem habitar, os bons predominarem, porque, entao, farao que aí reinem o amor e a justiça, fonte do bem e da felicidade. (...) Assim inicia a resposta à última questao de O Livro dos Espíritos e que, à semelhan&ccedi... Continuar »
Foi em Tarso, na Cilícia, um importante centro mercantil e intelectual do mundo romano, que nasceu entre os anos 5 e 10 da Era Crista, uma criança que, no momento da circuncisao, recebeu o nome de Saulo. Seus pais, embora judeus, gozavam dos privilégios da cidadania romana. Privilégios que... Continuar »
É pelos frutos que se conhece a árvore. Toda açao deve ser qualificada pelo que produz: qualificá-la de má, quando dela provenha mal; de boa, quando de origem ao bem. Estas palavras bem podem soar, para quem já leu o Evangelho, como palavras textuais do Senhor Jesus. ... Continuar »
Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris - eis a forma como o Espírito se identifica, assinando a mensagem Perda de pessoas amadas. - Mortes prematuras (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. V, item 21), e a que se encontra inserida no cap. XI, item 10, da mesma obra, e que disserta a r... Continuar »
Agostinho nasceu em 13 de novembro de 354, em Tagaste, pequena cidade da atual Argélia. Na cidade natal transcorreram sua infância e juventude, num ambiente limitado de um povoado perdido entre montanhas. Talhado para a oratória, ele le e decora trechos de poetas e prosadores latinos. Aprend... Continuar »
Seu nome em grego é Sokrátes. Sua cidade natal foi Atenas, no ano de 469 a.C., tendo nascido filho de um escultor, de nome Sofronisco e de uma parteira, Fenarete. Fisicamente, era considerado feio, com seu nariz achatado, olhos esbugalhados, uma calva enorme, rosto pequeno, estômago salie... Continuar »
Junto ao Espírito Erasto, ele disserta, no item 225 de O Livro dos Médiuns, acerca do papel do médium nas comunicações. Dao-nos Atos dos Apóstolos a informaçao de que ele era filho de uma mulher judia e de pai gentio. Na obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, Paulo ... Continuar »
Desta forma sao assinadas duas mensagens em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no cap. IX, item 7 (A paciencia) e cap. XVIII, item 15 (Dar-se-á àquele que tem). Convidada pelos Espíritos Superiores a integrar a equipe do Espírito de Verdade, que traria à Terra a Terceira Rev... Continuar »
A aldeia se situa no Sul da França, quase na divisa com a Espanha. Chama-se Pouy, e a família leva o sobrenome De Paulo. Vicente é o terceiro entre os seis filhos do casal Joao de Paulo e Bertranda de Moras. O ano é 1581. A família possui terras e um rebanho de vacas, ovelhas e por... Continuar »
Qual a instituiçao humana, ou mesmo divina, que nao encontrou obstáculos a vencer, cismas contra que lutar? Se apenas tivésseis uma existencia triste e lânguida, ninguém vos atacaria, sabendo perfeitamente que havíeis de sucumbir de um momento para outro. Mas, como a vossa vitalidade é for... Continuar »

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014