Biblioteca da Federação Espírita do Paraná
Em 28 de fevereiro de 2004, foi inaugurada a Biblioteca da Federação Espírita do Paraná - FEP.  Instalada no prédio da Sede Histórica, veio compor, junto aos painéis e quadros que contam a rica história da centenária Federação, um rico acervo sobre o Espiritismo, nos mais diversos tipos de materiais: Apostilas, Obras em Braille, Livros para Adultos, Livros Infantis, Obras Raras, Periódicos, Recortes de Periódicos, e CD’s/DVD’s com palestras, mensagens e programas espíritas, dos mais diversos oradores.  Tudo disponível ao público em geral, espírita e não espírita, pesquisadores e estudantes, para consulta local.

O espaço destinado à Biblioteca foi cuidadosamente montado e estruturado, tornando os ambientes confortáveis e modernos, de forma a não descaracterizar a arquitetura histórica do prédio. Móveis antigos foram restaurados e móveis novos foram projetados, criando especial harmonia entre o antigo e o moderno, o que é constantemente destacado e elogiado pelos usuários locais, e também das mais diversas partes do Brasil, quando a visitam, ao virem participar dos diversos eventos da FEP, ou quando se encontram em turismo pela cidade de Curitiba.

Em 2004, foram inaugurados mais dois importantes ambientes, completando assim, toda a sua estrutura: em 29 de maio, a Biblioteca Infantil – um espaço instrutivo, colorido e encantador, servindo muitas vezes de palco para contação de histórias e atividades infantis e, em 27 de novembro, a Videoteca – com espaço para grupos e com cabines individuais, onde os usuários têm a oportunidade de assistir e ouvir multimídias do acervo.

Importante enfatizar que a Biblioteca da FEP é registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia do Paraná, contendo todo o acervo organizado rigorosamente dentro das regras da Biblioteconomia, sendo tudo 100% informatizado, com programa de cadastro e busca específica para Bibliotecas, e com profissional especializada na área, responsável por toda a organização do acervo.

No Setor de Obras Raras, é possível encontrar obras riquíssimas em seu conteúdo original, além daquelas que não são mais publicadas atualmente.  Importante destacar, referente a esse Setor da Biblioteca, que todas as obras passaram por minucioso trabalho de higienização e restauração, com mão de obra de profissionais restauradores especializados nesse tipo de material.  O Setor é destinado a pesquisadores e historiadores, que se utilizam de luvas para manuseio das obras, atendendo à conservação do valioso acervo.

No ano de 2008, em abril, um estudante de História, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, veio especialmente ao Brasil, para consultar a Revue Spirite 1870 e 1871, para produzir sua monografia de conclusão de curso.  Essa visita mereceu destaque no Jornal Mundo Espírita, de junho daquele ano.

Nesses anos, foram várias as visitas ilustres recebidas, como do orador Divaldo Pereira Franco, de Salvador-BA; de José Raul Teixeira, de Niterói-RJ; Altivo Ferreira, de Santos-SP; de Sandra Borba Pereira e Francisco de Assis Pereira, de Natal-RN; de Haroldo Dutra Dias, de Belo Horizonte-MG; de Jorge Godinho Barreto Nery, presidente da Federação Espírita Brasileira; de André Trigueiro, do Rio de Janeiro- RJ; de Altino Mageste, brasileiro residente em Londres, dentre tantos outros.

A criação da Biblioteca da FEP teve como objetivo primordial a organização do acervo da Instituição, para fins de preservação de sua memória, sendo idealizada nas festividades de comemoração do Centenário da FEP, em 2002.

Da idealização em 2002, até a inauguração e abertura em 2004, o trabalho foi desenvolvido, em primeiro plano, com a organização do acervo que seria destinado ao público e, na sequência, após estar em pleno funcionamento, o acervo interno da FEP: Fotografias diversas, Cartazes de eventos, Volantes: Mensagens e Informativos, e Documentos Históricos.  Hoje, com tudo organizado, ao chegarem novas aquisições e lembranças de momento, a preocupação principal é de se manter tudo dentro do padrão inicial, e com o extremo cuidado de armazenamento e arquivamento, para que nada se perca.  Dessa forma, no futuro, a História da Federação Espírita do Paraná, poderá ser facilmente sabida e contada por outros que, com certeza, virão.

Atualmente, a Biblioteca abre para o público, de segunda a sexta, das 13h às 16h30.

Com tudo isso, só nos cabe comemorar e cumprimentar a visão de futuro dos dirigentes da FEP que idealizaram esse projeto, aos que lhe conferiram realidade e aos que, reconhecendo o grande valor, o vem mantendo.






















Biblioteca Infantil
A Biblioteca Infantil da FEP, funcionando de segunda a sexta, das 13h às 16h30, é uma ótima opção para levar as crianças.

Localizada no segundo andar da Sede Histórica da FEP, privilegiando ainda mais a comodidade, o colorido e o prazer de ler histórias, através de mais de mil exemplares de livros disponíveis.

As crianças têm amplo espaço para se entreterem sobre as almofadas e tapetes ou se sentarem às mesinhas, conforme desejarem.

Enquanto isso os jovens e pais podem conhecer os demais ambientes da Biblioteca da FEP, que possui acervo relacionado ao Espiritismo, uma Videoteca onde é possível assistir ou ouvir individualmente mídias de palestras, seminários e os programas radiofônicos Momento Espírita e televisivo Vida e Valores. Encontram-se abertas, também, as seções de obras raras, de periódicos e de obras em Braille.

O edifício é tombado pelo patrimônio histórico do Município de Curitiba e possui ambientes típicos dos casarões construídos no início do século XX na capital paranaense. A história da FEP e sua Sede Histórica têm a memória preservada em painéis com fotos, juntamente aos quadros, retratos e objetos históricos pertencentes à instituição.



Biblioteca da FEP
Alameda Cabral, 300 – Sede Histórica da FEP
Segunda a sexta das 13h às 16h30

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014