Pérolas de Vianna de Carvalho
Vianna de Carvalho foi considerado pelos seus contemporâneos como a glória dos oradores espíritas do Brasil.

Para Divaldo Pereira Franco, Vianna de Carvalho foi o mais perfeito orador espírita já aparecido no Brasil, pois reunia todos os atributos necessários ao exercício da eloquência. Possuidor de memória fotográfica, era capaz de mnemonizar e reproduzir, ipsis litteris, várias páginas com seus escritos. Detentor de uma cultura invulgar, enfocava, à luz do Espiritismo, conhecimentos de Astronomia, Física, Química, Sociologia, História, Literatura e Psicologia, tendo, porém, o cuidado de abordar a Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto. Ademais, vivia o que pregava, pregava o que vivia.

Para os que não pudemos ouvi-lo ou, se o ouvimos, não trazemos na memória o timbre da sua voz, podemos, ao menos, ter uma pálida amostragem da qualidade do seu verbo, nesses excertos, garimpados pelo pesquisador e historiador Luciano Klein.

Para finalizar, alguns escritos preciosos, extraídos de um baú inigualável.

Para a FEP, em seus 120 anos, um verdadeiro tesouro dos céus, um presente memorável com que brinda o Movimento Espírita e os trabalhadores do Bem.

Em 19.8.2022.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014