Serenidade e confiança em Deus - Marco Prisco
Estas duas alavancas do progresso, serenidade e confiança em Deus, nunca podem faltar no ânimo de todo aquele que deseja alcançar a plenitude.

As lutas do processo evolutivo são muitas e a predominância do ego na criatura humana ultrapassa, muitas vezes, o autocontrole diante das situações que exigem equilíbrio e discernimento.

Em um momento, ocorre algo inesperado e desastroso, que se pode transformar em fracasso ou experiência autoiluminativa, a depender da maneira como você administre a ocorrência.

Noutra ocasião, apresentam-se desafios emocionais e morais que normalmente levam os indivíduos frágeis a sucumbir, a abandonar a luta, a sofrer a perda da oportunidade anelada na qual tentavam encontrar o êxito.

Mas essas são ocorrências normais, e assim sucede somente porque você está no campo dos esforços redentores.

Sendo assim, não perca a serenidade nunca, seja qual for o grau do desconforto de que se veja objeto e, ao mesmo tempo, mantenha a confiança em Deus, a fim de preservar a existência.

Quando não se vivem as dificuldades do trabalho em que todos estão empenhados, não há como alcançar o desenvolvimento mental e a maturidade emocional. A infância espiritual permanece, impede que os enfrentamentos sejam bênçãos, mesmo quando os resultados não são os anelados. Os insucessos de um momento podem ser transformados em vitória, noutra ocasião. Sem eles, muito raramente se pode alcançar o triunfo sobre as paixões, as tendências negativas que predominam em a natureza humana.

Todo o empenho é necessário para que se concretizem os ideais superiores que exornam a existência humana com dignidade e elevação moral.

Os que temem avançar permanecem nos baixos níveis sem alcançar as percepções superiores da vida.

Se você detém o passo na marcha, em tentativa de evitar perigos e insucessos, o estacionamento já é, em si mesmo, uma perda de tempo e um agravante no compromisso de ascensão.

A serenidade contribui para a melhor compreensão da responsabilidade e a clara visão do que você deverá fazer, quando se depare numa encruzilhada de dificuldades. Simultaneamente, a confiança em Deus, cujo apoio nunca falta, constituir-lhe-á o estímulo para prosseguir, entendendo que retroceder e deixar de insistir significam prejuízos no cometimento.

A glória de todo herói foi conquistada com sacrifício, e ninguém consegue atingir o patamar superior de qualquer ascensão sem o concurso da superação do degrau inferior.

Não se deixe abater diante do sacrifício que lhe facultará inefável alegria, compensando-lhe todo o esforço encetado.

Estabeleça diretrizes para a realização dos objetivos essenciais da existência, programando-se para atender a todos os impositivos, mesmo aquele que não são agradáveis nem compensadores de início.

A tempestade que destrói é a mesma que beneficia a atmosfera, limpando-a de agentes outros igualmente destrutivos.

Desse modo, não titubeie na dúvida de entregar-se a Deus, a fim de que a serenidade permaneça na sua mente e no seu coração.

Avance, portanto, e conquiste palmo a palmo o terreno emocional e espiritual à sua frente, na expectativa de vencer-se e triunfar sobre todas as situações aflitivas.


Marco Ptisco
Psicografia de Divaldo Pereira Franco,
na tarde de 16.7.2014, em Frankfurt, Alemanha
Em 24.4.2025

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014