Ney Correia de Souza Lobo nasceu na cidade de Curitiba, em 24 de julho de 1919, filho de Heitor de Souza Lobo e Clotilde Correia Lobo.
Casado com Vitória Andolfatto Albuquerque Lobo, teve cinco filhos.
De formação religiosa iniciada na Igreja Católica, chegou a pertencer a Congregação Mariana. Tornou-se espírita na década de 50.
Formado em Ciências e Letras e Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Profissionalmente, formado na Escola Militar do Realengo - RJ.
Foi professor no Colégio Lins de Vasconcellos, em Curitiba, onde foi também diretor por onze anos.
Nesse Colégio, idealizou e projetou a Cidade mirim, um conjunto de casas miniaturas, de natureza comercial e política, com Prefeitura e Câmara de Vereadores, templo ecumênico, estação de rádio, banco, etc, dirigida por crianças eleitas por seus colegas, em eleições diretas e partidos políticos escolares com programas bem definidos.
É autor das seguintes obras:
1973 - Técnicas modernas de Educação Moral e Cívica - ed. Formar - SP;
1974 - Curso integral de Educação Moral e Cívica;
Educação Moral e Cívica - 5ª série - ed. Formar - SP;
1989 - Filosofia Espírita da Educação - 5 volumes, ed. FEB;
1991 - Filosofia Social Espírita - ed. FEB;
1994 - O plano social de Deus e as classes sociais - ed. Edicel;
1995 - Filosofia política espírita - ed. Edicel;
Estudos de sociologia espírita.
Pela Federação Espírita do Paraná, publicou minuciosa pesquisa biográfica de Lins de Vasconcellos, intitulada Lins de Vasconcellos, o Diplomata da Unificação e o Paladino do Estado leigo.
Como articulista, colaborou com o jornal leigo Gazeta do Povo, de Curitiba, Paraná, com o jornal espírita Auta de Souza, em Brasília e a revista Reencarnação, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.
Desencarnou, aos 93 anos, no dia 28 de agosto de 2012, no Hospital Santa Casa, em Curitiba, Paraná, sendo o corpo sepultado, no dia seguinte, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014