Nadil Furlan
Nasceu em 28 de agosto de 1937, na cidade de Guararapes, SP.

A partir de 1944, a família José Furlan, Olinda Furlan e os irmãos Nadil, Magali e Laércio, veio residir em Apucarana, Norte do Paraná. Nessa cidade, nasceram os irmãos Ladércio, Indalércio e Jefferson Adolfo.

Na década de 1950, passaram a frequentar a casa do Senhor Godoy, espírita, com reuniões em domicílio, ocasião em que conheceram João Leão Pitta, um meigo divulgador e representante de jornais espíritas.

Posteriormente, conheceram o advogado Dr. Antônio Maria Rodrigues e dona Dulce Rodrigues que preencheram sua vida com uma profunda amizade.

O relacionamento em Apucarana foi crescendo, quando de Cambé veio residir em Apucarana, Luiz Picinin. E Hugo Gonçalves, em Cambé.
A família Furlan se consolidou como Espírita.

Fundado o Grupo Espírita Mensageiros da Paz e, posteriormente, a Mocidade Humberto de Campos, sendo Nadil, presidente, Laércio secretário e Magali assumindo a evangelização infantil, em 1954, sob a orientação de Luiz Picinin.

Nadil Furlan passou a assessorar a família Furlan e, depois do Curso de Técnico em Contabilidade, fez vestibular para Direito em Londrina, sendo aprovado.

 No final de 1959, foi convidado para assumir o Cartório da 4ª Vara Cível e Comércio, em Curitiba, por indicação do Dr. Antônio Maria Rodrigues. Diante do novo emprego, transferiu-se para a Faculdade de Direito de Curitiba, onde concluiu o curso. Foi convidado pelo Dr. Ismael Dornelles de Freitas a assumir o cargo de 3º Avaliador Judicial da Comarca de Curitiba. 

Posteriormente, requereu ao Egrégio Tribunal de Justiça do Estado, o direito de opção para assumir a 9ª Serventia Cível, que foi acolhida pelos membros daquela Corte. Depois, foi designado para responder pela 16ª Vara Cível.

Logo após a sua chegada em Curitiba, passou a frequentar a Federação Espírita do Paraná. Ocupou a presidência da União das Mocidades Espíritas de Curitiba.

Fez parte do grupo de jovens, liderados por Jacob Holzmann Netto, que fundou a Comunhão Espírita Cristã de Curitiba - CECC, em 3 de abril de 1962. Em 1964, assumiu a vice-presidência da Casa Espírita e, em 1973, a presidência, cargo que ocupa, na atualidade.

Casado com Vera Maria Deutscher Furlan, em 1967, tem uma filha: Dra. Márcia Maria Furlan, residente em São Paulo.

Durante sua gestão foram construídas a cancha de esporte polivalente; prédios escolares; o edifício frontal - Departamento Doutrinário; o Maternal - Creche Tia Scheilla para 50 crianças; a Casa Azul Dona Olinda, nas dependências sociais da CECC, de artesanatos e enxovais.
Também o Nosso Lar - Comunidade de Idosos – entidade de longa permanência, para 50 internos, em uma chácara em Almirante Tamandaré, inaugurado em 1987.

Com a indicação de  Lauro Schleder, foi eleito conselheiro da FEP, em 12 de setembro de 1978.

Foi eleito presidente executivo da comissão da construção do novo Albergue Noturno, em 7 de dezembro de 1974, em terreno que conseguiu junto à Câmara de Vereadores de Curitiba, transferindo o existente à Alameda Cabral.

Em 19 de setembro de 1977, foi revogada a comissão de 7 de dezembro de 1974 e designada nova comissão, permanecendo na presidência Nadil Furlan.

Em 21 de agosto de 1980, foi inaugurado o novo Albergue Noturno para 240 pessoas, à Rua Salvador de Maio, entrada pela BR 116.
Recebeu do Palácio Rio Branco, junto com a FEP, em 28 de agosto de 1980, votos de congratulações.

Levantou, no município de Itapoá, no Estado de Santa Catarina, a Comunhão Espírita Cristã de Itapoá, em 1997, mantendo suas atividades, atendendo os moradores e visitantes, divulgando os princípios da Doutrina Espírita.  

Laércio Furlan
Em 28.2.2022.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014