Alamar Régis Carvalho
23.1.1951 – 29.2.2016

Foi analista de sistemas, escritor, professor, radialista, diretor de TV, ator e consultor de empresa na área tecnológica de comunicações e informática. Destacou-se como comunicador espírita.

Filho de jornalistas, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Foi criado e educado em Vitória da Conquista (BA), graduou-se como Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) em Guaratinguetá (SP). Foi professor de Matemática e dono de cursinho em Belém (PA).

Foi um difusor ativo da Doutrina Espírita, além de realizador de trabalhos em várias áreas da sociedade civil, como Aeronáutica, rádio e televisão, política, entre outros.

Reconhecido como O Bandeirante da TV Espírita, esteve à frente do primeiro programa espírita na TV, o Espiritismo Via Satélite e da Revista Visão Espírita.

Foi pioneiro na mídia digital (atuava intensamente nas redes sociais) com a divulgação da Doutrina Espírita através da televisão.

Em seu mailing list (lista de correio, email) havia cerca de cinquenta mil contatos ativos, entre eles milhares de religiosos (padres, freiras e pastores evangélicos) que viam nele um cristão exemplar pregando o apego à mensagem do Divino Mestre, e não ao formalismo e rituais das igrejas tradicionais.

Por vezes polêmico e, como pesquisador e questionador do Espiritismo, alguém poderia discordar de Alamar em vários posicionamentos que ele adotava em face da Doutrina Espírita, porém ninguém poderia negar a sua coragem ao falar em defesa da Doutrina Espírita.

Retornou ao plano espiritual em 29 de Fevereiro de 2.016, aos 65 anos de idade depois de um breve período doente (lutou bravamente contra um câncer no pâncreas e no fígado) e seu corpo foi sepultado no cemitério Jardim da Paz na cidade de Jacareí.

Diversos órgãos de comunicação e divulgação espírita, especialmente a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) emitiram nota a respeito do falecimento de Alamar, prestando solidariedade à sua família no momento difícil da despedida e rogando a Jesus possa amparar o estimado amigo no seu retorno à Pátria Espiritual.

Dércio Conceição
Em 14.2.2017.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014