Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira
Nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 7 de julho de 1965.

Aos 17 anos, assistiu uma palestra de Raul Teixeira, com o tema Influência dos Espíritos em nossas vidas, na antiga sede da Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, em espaço que era cedido para a Sociedade Espírita Fraternidade - SEF. Muito tímido, se dirigiu ao orador e falou um pouco das suas dúvidas espíritas. Raul o envolveu com o seu amor e carisma, chamou os confrades da SEF, que estavam ali, e o convidou a frequentar a Mocidade. Isso foi em 1982. Ali começou sua afeição pela SEF, pelo Remanso Fraterno e pelo Espiritismo.

Na SEF, em Niterói/RJ, foi evangelizador, coordenador de grupos de estudo, trabalhou  em atividades assistenciais, com população de rua; na antiga favela do gás; no barraquinho e no Remanso Fraterno, desde as primeiras atividades. Participa de grupo mediúnico, como médium e é palestrante da instituição.

Como palestrante ainda, visita Casas Espíritas de Niterói, São Gonçalo e Maricá, dentre outras, ofertando a sua palavra.

Graduado em Direito, em 16 de dezembro de 1987, pela SUESC – Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas.

Profissionalmente já exerceu atividades na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (1989 a 1993).

Na Magistratura, foi empossado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em 21.1.1993.

Foi Juiz Titular da Primeira Vara Criminal da Comarca de Volta Redonda, de 1994 a 1998; Juiz Titular do I Juizado Especial Criminal e do Juizado da Violência Doméstica da Comarca de São Gonçalo, de 1998 a 2012.

Promovido a Desembargador, no ano de 2013, exercendo a função na 23ª Câmara do Consumidor e na 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Na área associativa, foi Presidente da 6ª Seção da AMAERJ – Volta Redonda (biênio 96/97), Diretor Adjunto de Prerrogativas da AMAERJ (biênio 98/99) e Diretor da AMB (Associação de Magistrados Brasileiros).

Foi também Membro do Conselho Deliberativo do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro, Membro do Comitê Estadual de Combate à Tortura, Juiz responsável pela Central de Penas e Medidas Alternativas de São Gonçalo e Juiz responsável pelo Núcleo de Mediação de São Gonçalo.

Na área acadêmica, foi professor de Direito Penal e de Direito Constitucional da Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

Estreou no Movimento Espírita Paranaense, como redator do Jornal Mundo Espírita, na edição de junho de 2021, com o artigo Chico Xavier e casos de justiça.

Ofereceu sua primeira palestra, pelo canal FEP, dada a pandemia vigente no país, em 29 de agosto de 2021: Jesus e Seus amigos de Betânia.


Em 30.8.2021.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014