Henrique Andrade
Nasceu no Rio de Janeiro, a 12 de novembro de 1889, filho de Manoel Gomes de Andrade e Theodora do Vale Andrade.

Durante anos trabalhou no comércio, mas, em 1919, formou-se em Direito e começou a trabalhar como advogado.

Ainda era estudante, quando conheceu Ignácio Bittencourt que, pelas curas que realizava, era então um dos médiuns mais destacados do Brasil. E foi por sua influência que começou a se interessar pelo Espiritismo, tornando-se dedicado trabalhador da causa, do estudo e da difusão da Doutrina Espírita.

Foi, ainda por sugestão de Ignácio Bittencourt que se tornou expositor espírita, adquirindo grande projeção em todo o território nacional.

Juntamente com Ignácio Bittencourt e Ernestina Ferreira dos Santos, participou da Diretoria do Abrigo Thereza de Jesus; participou da fundação da Tenda Espírita de Caridade, juntamente com Vianna de Carvalho e outros confrades; presidiu a União Espírita Suburbana, no Méier, bem como a Liga Espírita do Brasil, entre 1933 e 1936, onde prestou relevantes serviços ao Movimento Espírita.

Henrique Andrade foi um dos mais ardorosos defensores e propagadores da obra codificada por Allan Kardec. Idealizou um órgão doutrinário de propaganda espírita, e, com o Comandante João Torres e Benedicto de Souza, proprietário de uma gráfica, fundou o jornal Mundo Espírita, que, com a devida autorização do seu fundador, foi adquirido por Lins de Vasconcellos, que o levou para a Federação Espírita do Paraná, para que se tornasse responsável por sua circulação mensal.

Com Lins de Vasconcellos e outros participou da Coligação Nacional Pró-Estado Leigo.

Pela imprensa espírita iniciou uma cruzada em favor da pureza doutrinária, que ficou conhecida como A Bem da Verdade. Depois, reuniu todos os seus artigos em um livro com o mesmo título, que foi prefaciado pelo confrade General Manoel Araripe de Faria.

Henrique Andrade foi professor do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), conhecido hoje como a Casa de Deolindo Amorim, seu idealizador e principal fundador.

Henrique Andrade desencarnou no dia 29 de julho de 1968.

Em 25.3.2022.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014