Merhy Seba
Merhy Seba é publicitário e professor universitário.

Formado pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo e pós-graduado em Comunicação. Graduado em Pedagogia com Licenciatura Plena, pela Universidade de Jaboticabal-SP.

Professor aposentado da UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto e da UNIP - Universidade Paulista, nas disciplinas de Marketing, Propaganda,  Atendimento e Pesquisa de Mídia. Atualmente é Consultor de Comunicação e membro da APP – Associação do Profissional de Publicidade de Ribeirão Preto-SP.

Foi Coordenador Nacional de Comunicação Social das Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional por 25 anos e Organizador do manual Orientação à Comunicação Espírita, editado pela FEB - Federação Espírita Brasileira (edição 2013, em vigor).

Fundador do jornal Verdade e Luz e do Programa Radiofônico Verdade e Luz da União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Ribeirão Preto – SP, ex-diretor do jornal Dirigente Espírita, da USE - União das Sociedades do Estado de São Paulo, ex-diretor do Departamento de Relações Públicas e Institucionais e responsável pela coluna Plantão Tira – Dúvidas do Evangelho no Lar e no Coração, no período 2006-2009.
Em 1989, apresentou no 4º Congresso Espírita Mundial, realizado em Brasília, a campanha publicitária institucional do Espiritismo, sob o tema: Pense Nisso. Pense Agora.

Foi responsável pelo planejamento e criação das campanhas permanentes do Conselho Federativo Nacional da FEB Comece pelo Começo - lançada em São Paulo em 1972, em âmbito nacional em 2004, com ampla repercussão em vários países; O Melhor é Viver em Família – Aperte mais esse laço, em 1994, lançada pelo Conselho Federativo Nacional da FEB, como contribuição do Movimento Espírita Brasileiro ao Ano Internacional da Família, instituído pela ONU, em 1994; O Evangelho no Lar e no Coração – Faça e ensine a Fazer, lançada em São Paulo em 2005 e aprovada pelo Conselho Federativo Nacional em 2008 para todo o território nacional.

Criador de logomarcas para várias Federativas Espíritas nacionais e internacionais, inclusive, a primeira versão utilizada pelo CEI - Conselho Espírita Internacional, na década de 90, a pedido de Nestor João Masotti, então Secretário Geral do CEI.

Em 2014, em Cuiabá/MT, organizou o 3° Encontro Nacional de Comunicação Social Espírita da área de Comunicação Social Espírita do CFN da FEB, com a representação de todas as unidades federativas, no qual foi lançada a nova versão da campanha de valorização das obras da Codificação Espírita, Comece pelo Começo, em nível nacional.

No Paraná, coordenou oito Encontros Estaduais de Comunicação Social Espírita, sendo o mais recente o realizado em 2012, na Federação Espírita do Paraná e que reuniu trabalhadores dessa Área de todo o Estado.

Atualmente, é trabalhador do Centro Espírita Meimei, em Ribeirão Preto, onde exerce a função de Vice-Presidente, Coordenador da Área de Estudos, Diretor da Área de Comunicação Social Espírita e Diretor-Editor do jornal Roteiro Espírita.

Em 3.8.2020.


© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014