Telma Maria Santos Machado
Natural de Aracaju/SE.

Graduada em Ciências Biológicas e em Direito. Pós-Graduada em Direito Processual Público. Mestra em Filosofia. 

Ocupou diversos cargos públicos, todos mediante concurso, dentre eles, os de agente administrativo do INSS, professora de Biologia da rede municipal e estadual, auditora de tributos estaduais, promotora de Justiça, procuradora da República, tendo exercido muito brevemente esse cargo em São Bernardo do Campo/SP. 

Aprovada no concurso de juíza de Direito do Estado de Sergipe, renunciou à nomeação. Nomeada para a Magistratura Federal, em 1999, sendo lotada, inicialmente, na Seção Judiciária de Alagoas, de onde pediu remoção para a Seção Judiciária de Sergipe, no mesmo ano. 

Foi membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe e da Turma Recursal dos Juizados Especiais da Seção Judiciária de Sergipe, que presidiu por quatro anos. 

Tem dezenas de artigos publicados, jurídicos e não jurídicos, em revistas, jornais e Internet. 

Publicou cinco livros (quatro de poesias e um de artigos compilados: Além das Flores;  Árias e Esperança; O que o olhar não delimita;  Degraus da Ascensão: poesias religiosas à luz da Doutrina Espírita;  Palavras e Querubins. 

Tem seis artigos no livro Letras para a Alma, publicados pela Academia de Letras Espíritas do Estado de Sergipe (ALEESE), da qual é membro e, atualmente, diretora de Estudos. 

Tem trinta poemas no livro Letras para Vida, publicado pela Editora La Vita, de Porto Alegre/RS, em 2022. É a atual diretora de Comunicação da Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (ABRAME). 

Contribui mensalmente para a Revista Espiritualista Digital Atração.  

Passou a contribuir com o Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, a partir da edição de novembro/2022, estreando com o artigo O vime, as cestas e a transcendência.

Expositora espírita.


Em 19.2.2025

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014