Jean Anette Duncan

Janet Duncan, como era conhecida, nasceu em um bairro próximo do Jardim Botânico Kew Gardens, em  Londres, em 6 de agosto de 1928, mas viveu 30 anos no Brasil.


No fim da Segunda Guerra Mundial, ela se casou com um polonês e o governo inglês exigiu que todos os  poloneses se retirassem do país. Graças a um amigo do marido, também polonês, o casal migrou para o Brasil.


Narra ela que chegando a Santos se sentiu envolta por um comitê de recepção espiritual, que lhe disse: Você chegou em casa, você está em casa de novo. Então ela entendeu que tivera várias encarnações no Brasil.


Médium desde os 4 anos de idade, inúmeras manifestações mediúnicas ocorreram em sua vida.


Mais ou menos em abril de 1971 ela começou a escutar vozes muito altas que lhe diziam que deveria ir falar com Francisco Cândido Xavier. Na época, suas condições financeiras não lhe permitiam qualquer viagem. Finalmente, depois de ajustadas essas questões, totalmente orientada pelos Espíritos, dirigiu-se ao médium mineiro.


Ali lhe foi entregue uma mensagem do Espírito Bezerra de Menezes, orientando-a a estudar o Espiritismo. Ela já tentara mas não tinha encontrado o lugar certo. Foi-lhe indicado o Grupo Espírita Batuíra, no bairro de Perdizes em São Paulo/SP. Ali, durante 10 anos, ela estudou e trabalhou.


Retornando a Londres, em janeiro de 1981, para atender sua mãe com saúde debilitada, tornou-se óbvio para ela que precisaria iniciar um grupo de estudos, pois não havia nenhum Centro Espírita na Grã-Bretanha. Isso ocorreu somente em 1983, em razão de uma série de circunstâncias pessoais.


E tudo começou na sala de sua casa, com seis ingleses, que logo se tornaram quinze. Dois anos depois os primeiros espíritas brasileiros chegaram para ajudar. O nome começou a tomar forma imediatamente, por causa da força que depositava no fato de que os ensinos eram coordenados por Allan Kardec, e algumas pessoas passaram a chamá-lo de Grupo Allan Kardec. Gradualmente ele se tornou conhecido como Allan Kardec Study Group (AKSG).


Em 1988, o Grupo deu início aos encontros públicos às segundas-feiras em um salão alugado por hora. Após uns doze anos de locação do salão, um novo e melhor local para os encontros foi descoberto com os Quakers, grupo religioso bastante conhecido na Grã-Bretanha, que é simpático aos ensinos espíritas.


Janet foi a tradutora da primeira edição de O Evangelho segundo o Espiritismo para a língua inglesa, e colaborou na revisão de outras publicações.


Ela apoiou com entusiasmo a fundação do Conselho Espírita Internacional. Fundada em 1994 por Ana Sinclair, Denise Ferrett e Munir Gariba, a British Union of Spiritist Societies (BUSS) representa o Movimento Espírita Britânico junto ao CEI e Janet foi sua presidente no período de 2000 a 2002.


Ela dedicou sua vida à divulgação fiel da Doutrina Espírita, à luz dos ensinamentos de Jesus e de Allan Kardec. Sua trajetória foi marcada pelo trabalho incansável no bem, pela humildade, pela discrição e por um amor profundo ao serviço fraterno, sempre vivido de forma silenciosa e constante.


O exemplo de Janet Duncan permanece vivo nas sementes que lançou, nas consciências que despertou e nas gerações que continuarão a trilhar o caminho por ela iniciado com coragem, fidelidade e fé.


Sua vida física, encerrada em 7 de janeiro de 2026, foi testemunho de que o verdadeiro apostolado se constrói no serviço perseverante, no estudo sério e na vivência do Evangelho.


Cláudia Werdine
Cláudia Werdine

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014